Tendências

Final Fantasy 15 terá várias sequencias




Tetsuya Nomura, diretor de Final Fantasy 15, confirmou que a Square Enix já tem planos para desenvolver várias sequencias para o jogo, sugerindo a possibilidade de lançamentos episódicos.

"Apesar de Final Fantasy 15 ter um clímax, enquanto história, planeamos continuá-la mais," confirmou Nomura à Famitsu.

Nomura diz que saber que o mundo continua para além de um só jogo suaviza a pressão de meter tudo num só e que os episódios futuros chegariam muito mais rápido que este jogo que esteve no limbo oito anos. O diretor diz que deixar os fãs à espera muito tempo por outro jogo não é o que desejam.

Foram ainda faladas capacidades online, graças às novas consolas mas sem quaisquer detalhes porque um dos focos da Square Enix é mesmo preparar Final Fantasy 15 e pedir desculpas aos fãs pela espera "desonesta".

"Peço profundas desculpas por terem que esperar tanto. Espero que o nosso mais recente anúncio tenha sido capaz de cumprir com todas as vossas expetativas," disse Nomura.

Nomura promete que a qualidade irá melhorar, diz saber que muitos sentem que os estúdios Japoneses ficaram para trás na atual geração e acredita que FF15 irá provar o contrário.

O homem da Square Enix confirmou ainda que só aceitou mudar o nome assim que lhe asseguraram que os sistemas únicos e a história de Versus XIII seriam mantidos, em oposição a usar os elementos gerais da série.

Agora existem várias possibilidades para o futuro: derivados na Vita, conteúdos adicionais e funcionalidades online. Fiquei com Final Fantasy 13-2 na ideia? Será este o futuro de que fala Nomura mas em versão aumentada?

Escrito por


Alexandre Vieira
Apaixonado pelo mundo dos videojogos e principalmente Jrpgs e fã da serie Final Fantasy.

42 Comentários

  1. Não...até você Nomura...que saco, essa notícia foi decepcionante a próxima geração pelo visto não verá FFXVI tão cedo com se haver sequencias até pro FFXV. Perceptível que o Matsuda não fará diferente do que o Wada fez...prefiro novos FF enumerados do que sequencias de um mesmo jogo isso arruina a história e toda a experiência do jogo, verdade seja dita nenhuma sequencia de FF agradou. Eles não aprendem a lição...

    ResponderExcluir
  2. se for episódeos completos por si tudo bem, o problema é cortar no climax como o xiii-2.

    ResponderExcluir
  3. Brochei. :(


    Estou até vendo, XIII reeditado, estória sem pé e nem cabeça, só para vender mais um título.


    Aff...


    Não adianta, a SE não consegue ficar sem aprontar alguma.

    ResponderExcluir
  4. vamos ver o q vai dar, se o jogo for realmente bom com inicio meio e fim e tiver gosto d qro mais aí vale novos episodeos derrepente com a stela q parece q vai ser uma otima personagem!
    vamos ver... se o jogo for bom e valer a pena uma sequencia q some algo...
    fiquei triste de saber q agnis não passou de uma techdemo, aqueles poucos minutos passaram tanto sentimento e capricho, ela tomando a potion, invocando o summon, soltando a magia tão naturalmente...

    ResponderExcluir
  5. Não será assim os jogos devem terminar com "to be continue..." ele não terá um final enquanto tiver sequencias.

    ResponderExcluir
  6. Também acho, o jogo tendo um enredo envolvente (que pelo visto terá), não vejo problemas.

    ResponderExcluir
  7. Realmente pode ser assim, mas eles tiveram bastante tempo para focar e desenvolver o enredo. O jogo pode muito bem ter começo, meio e fim como planejado mas com algum evento inesperado no final ou algo nesse estilo para dar início a próxima jornada. Mas não dá para saber como será ao certo até colocarmos as mãos no jogo.

    ResponderExcluir
  8. Bom, a julgar pelo exemplo de XIII, podemos esquecer bons enredos e dar como certo o "to be continue..." no meio de uma luta com boss.

    ResponderExcluir
  9. Estou muito decepcionada. Esta notícia acabou com meu recém renascido entusiasmo com FF. Como a SE pode ser tão pilantra, mau caráter e desonesta assim?


    Ela é capaz de transformar qualquer interesse nosso em arma para vender mais e mais e mais e mais. Já estou vendo a imensa quantidade de XV-I, II, Returns, Re-Returns, Reborns e o diabo a quatro. Tudo fake, tapa-buraco, feito nas coxas, como FFXIII.


    Ódio!!!


    Pulando fora deste navio podre, prestes a afundar e espero que desta vez para sempre.


    Até algum dia amigos.

    ResponderExcluir
  10. Sim, mas no XV temos o Nomura no desenvolvimento e para dizer tão cedo que o jogo terá uma continuação, é porque deve estar bastante seguro quanto ao enredo e não podemos esqueçer quanto ao mundo aberto e conectado que ele terá. Que o jogo terá um "to be continue" eu não duvido, mas não sabemos a sensação que teremos quando esse momento chegar, podendo deixar aquele gosto de quero mais, podemos nos surpreender. Acredito que esse jogo será show, o trailer oficial e o gameplay já falam por si, não sabemos como será feito, só acho mais correto esperar por mais detalhes antes de tudo.

    ResponderExcluir
  11. Descreveu tudo, eu me identifiquei ainda mais com "Esta notícia acabou com meu recém renascido entusiasmo com FF. Como a SE pode ser tão pilantra, mau caráter e desonesta assim?" É um ódio imenso que da vontade de saír xingando aos quatro ventos, mas parece que nem assim a raiva passa. Continuações na série FF tem um nome mto manchado, nimguem gosta de continuações, mto menos de séries principais pelo simples fatos de não serem fieis aos originais, sem falar que atrasam jogos melhores que estejam em desenvolvimento. XIII-2 e LR foi um dos principais motivos dos fãs desistirem da SE, não pelo fato de ser continuação, mas sim insistir numa série que não agradou aos fãs em vez de criar novos e bons FFs.

    ResponderExcluir
  12. Quando isso $ é a prioridade o nome de um conceituado Diretor não significa nada e outra fosse o LEGITIMO CRIADOR de FF, coisa que ele não é, estaria respeitando seus fãs assim como Hideo Kojima com Metal Gear Solid. Se a Square-Enix tivesse o Sakaguchi na Direção do FFXIII e Versus, jamais que o game seria renomeado para FFXV pois este seria o Agnis muito provavelmente. Não menosprezo o Nomura e seus trabalhos eles são muito bons mas em relação a carater ele deixa muito a desejar com esse interesse em fazer varias sequencias do XV. O Sakaguchi jamais permitiria que qualquer um ousasse manchar a reputação de FF assim como estes Diretores atuais e o presidente da SE imaginam estarem revolucionando os jrpgs, eles revolucionaram sim no sistema de batalha mas erram ao insistir em sequencias pois tbm existe a possibilidade do tão esperado XV não ser la essas coisas, eles praticamente estão se impondo e cabe a nós a compra ou o boicote a esta empresa. Afinal de contas dinheiro não cai do céu e não vou passar gerações jogando um unico FF com suas sequencias interminaveis.

    ResponderExcluir
  13. se tiver "to be continue" como o xiii-2 não comprarei. se tiver um final q preste, e o xv-2 ser outro episódio com outra história usando os mesmos personaens posso até pensar. vamos tr calmo pois ainda não temos data do lançamento.

    ResponderExcluir
  14. era mais facil ter colocado no mesmo universo,só que até quando eles vão estender essa historia de deusa etro e L'cies ???

    ResponderExcluir
  15. Compreendo Luiz, mas está havendo muita precipitação, não temos detalhes de nada. Toda aquela expectativa em torno do XV será estragada por causa disso? Sim, existe a possibilidade dele não ser essas coisas, como tmb tem a possibilidade de ser o que sempre achávamos que seria. Desde o primeiro trailer(Versus XIII) em 2006, até a aparição dele na terça, foi o mais desejado por muitos e o que houve maior cobrança, pq? Pq todos sabiamos o quão promissor ele era. Agora só por ter sequência já não é aquilo tudo? Vamos aguardar por mais detalhes, o XV nem lançado foi ainda. A Square fez a Agni's Philosophy para mostrar como será um final fantasy para a próxima geração, o XV está lindo graficamente falando, mas não foi feito inteiramente no Luminous, deve ter usado alguns elementos apenas. Obviamente a Square iria falar que o vídeo da Agnis não é um futuro final fantasy, para que todos foquem no agora, que será o XV. Por que teve aquele questionário perguntando que nota daríamos de 0 a 5 para a personagem, ao mundo ambientado, etc? Então acredito que sim, terá outro final fantasy além do XV para essa próxima geração, provavelmente a Agnis, mas será uma coisa de cada vez.

    ResponderExcluir
  16. Recorde o que aconteceu nesta geração e entenderá aonde quero chegar, a cobrança foi pelo jogo ter sido portado para Xbox One e não para PS3/PS4 como todos esperavam. Ja foi dito que o XV esta sendo feito usando o DirectX11 e nada do Luminous. Não quero ver uma versão original do game com começo meio e fim para depois de 10 meses receber a noticia que estará vindo uma sequencia do jogo e a partir dai todo ano tendo uma sequencia de um jogo que ja teve o seu final contado.

    Queria ter o mesmo animo que você detem, mas em se tratando de uma série que se tornou um caça niquel não vejo um outro FF sendo lançado após esta declaração do Nomura e não discarto a possibilidade de Toriyama e Kitase estarem trabalhando nas sequencias, será outra geração inteira presa a outro FF e suas sequencias que se estenderão até a geração seguinte. Sou fã de FF mas não gosto de um game com tantos genéricos, ele deve ser unico como todos os antigos FF eram.

    O sucesso ou o fracasso dependerá exclusivamente da história, personagens e jogabilidade, se forem boas será um sucesso em vendas, do contrário será o fracasso.
    Como ja disse não vou perder meu tempo com outro FF cheio de sequencias e este parece que terá mais de 3, há outros RPGs que com apenas um unico jogo traz uma história incrivelmente envolvente como acontece em The Elder Scrools Skyrim caso não tenha jogado, experimente pois este é um RPG completo e com legítimas DLCs que aumentam a experiencia de jogo. Meu $ não é capim para gasta-lo em apenas um unico game, comprarei apenas a versão original do FFXV e não será no lançamento, e sim quando o preço do game baixar, não comprarei mais nenhum FF no lançamento por mais incrivel que ele possa ser pois cansei de esperar 7 anos por um jogo que passou de uma geração para outra e ainda não teve sua data oficial de lançamento anunciada. Portanto também acho muito precipitado aqueles que se animaram muito com os trailers do game sendo que até agora a SE não fez nada diferente, em 7 anos vez e outra exibiu um trailer de FF Versus anunciando que o game continuava em desenvolvimento, até estipulou uma data de lançamento e cancelou meses depois frustrando a todos. É assim que você quer ser tratado? Pois eu não, há outros RPGs excelentes de outras Softhouses e não vou me tornar escravo apenas por ser fã de uma série que perdeu o encanto há muito tempo.

    ResponderExcluir
  17. Não Nomura...Não é Assim!!!

    ResponderExcluir
  18. Pelo que eu tinha entendido, o Direct X era uma ferramenta que estava sendo usada para portar mais rapidamente o jogo para múltiplas plataformas, mas não sei agora. Skyrim realmente parece ser muito bom, um amigo meu havia me indicado tmb, quero ele e Tales of Vesperia que não joguei até agora tmb.
    É claro que ninguém quer ser tratado assim, mas mudanças ocorrerão, os fãs não ficarão tanto tempo no escuro outra vez, como já foi dito. Mas não tenho muito mais o que dizer sobre o XV, dei a minha opinião, talvez ela mude futuramente, talvez não, respeito a opinião de quem ficou com pé atrás, só vamos esperar por informações mais palpáveis, tenho confiança nesse jogo. A Square quer atrair os seus fãs, novos e antigos com esse game (claro que sempre existirá algum defeito, não tem como agradar todo mundo), acredito que tenham usado bem esse tempo de desenvolvimento para atingir esse objetivo, é o que espero.

    ResponderExcluir
  19. Será que vamos ter que pagar tbm por um dlc se quisermos entender o final de XV? Será que a estória vai ser denovo uma coisa sem pé nem cabeça que "acaba sem concluir" fazendo espaço pra continuações da maneira mais porca o possível igual à XIII? Vish, prevejo m**da.

    ResponderExcluir
  20. Como ja disse não vou esperar por este jogo e não vou me deixar levar por esse hype que há sempre que a SE exibe um novo trailer, o jogo nem tem data oficial e ficar animado so com alguns trailers seria tolice.
    Além do mais não ha nada mais desgastante do que sequencias de um mesmo jogo, isto so mostra a falta de criatividade ou "preguiça" dos Diretores da SE de trabalharem em novos jogos da série. Sou a favor que cada FF tenha uma jogabilidade e história unica sem que ela se extenda nas sequencias.

    Comprarei o XV apenas se ele me garantir mais de 80 horas de gameplay e permitir a exploração, se for linear cairei fora da série em definitivo.
    Há tantos RPGs bons e não perderei meu tempo com FF. Acabo de comprar o Dragon's Dogma Dark Arisen e não me arrependo, ao lado de Skyrim não sentirei falta de nenhum game da SE.

    E outra os fãs boicotaram os games errados, Hitman e Tomb Raider são bons jogos e poderiam vender mais porém basta sair uma noticia de um FF que os fãs logo se exaltam e isto tambem prova que o boicote não passou de uma farsa, pois quando o FFXV foi anunciado para PS4 ninguém que havia alegado que iria boicotar a SE caso o game não fosse portado para PS3 não se indignou, isto aconteceu apenas depois que ela anunciou o lançamento do game no Xbox One.
    Dane-se qual engine o XV utiliza, promessa é divida e a SE não cumpriu e ainda promete um game com versões genéricas, sem contar que comprar um game que tem "N" sequencias pesa no bolso, pagar o equivalente à R$199,00, isto se os games de PS4 custarem este valor algo que duvido muito, no final das contas o valor deve ultrapassar facilmente a casa dos R$600,00 em apenas 3 jogos. Vale mais a pena gastar este valor em FF novos do que um game que traga sequencias.

    ResponderExcluir
  21. Realmente, o hype causado pelos jogos da square causam uma certa euforia com os fãs, concordo que pode ser tolice as pessos se animarem tão rápido com algo que não temos muita informação, mas criticar algo que não sabemos nem como vai ser, não deixa de ser menos tolo. Cada um aqui tem sua opinião, sei que em algum momento eu vou jogar esse jogo, mas até lá estarei jogando outros com toda certeza, tanto que o PS4/XboxOne nem lançados foram ainda e esse jogo não tem uma data de lançamento, então estou sossegado.

    Tomb Raider e Hitman são ótimos jogos, mereciam vender mais, mas quem aderiu ao boicote, já tinha o pensamento de boicotar todos os jogos da Square Enix, não apenas final fantasy. Um dos objetivos dele era mais informações do Versus, tivemos informações, já era de se imaginar que logo após que as tivesse, o boicote não seria prosseguido com todo aquele "fervor" (vamos combinar que as condições do boicote era apenas algo temporário, mais cedo ou mais tarde ele terminaria, tudo dependeria de novas informações), pelo menos não até o anúncio de que iria para o xboxOne como vc disse, provavelmente teve pessoas com o ego ferido devido a um exclusivo ter se tornado multi. O jogo ser lançado para a próxima geração não foi exatamente o problema, isso ficou evidente, em outros sites via comentários de pessoas que torciam para que isso ocorresse, devido a maior capacidade gráfica do próximo console, então o jogo teria uma maior qualidade.
    Se vale a pena ou não gastar dinheiro numa sequência, vai de pessoa para pessoa, se ela gostar da estória do jogo, tendo um enredo envolvente, eu não vejo problemas.

    ResponderExcluir
  22. Rapaz o modo que a história das sequencias jamais agradaram aos fãs pra tanto que não há muita gente animada com L.R. pois o XIII-2 não foi nada mais além de um jogo caça niquel. Ficar com o pé atrás com este anuncio não é tolice pois nesta geração foi deprimente nos prendermos ao XIII por tanto tempo e agora no PS4 ficarmos presos ao XV correndo risco de ainda vermos sequencias deste jogo lançados no PS5 apos uma geração inteira, isso de acordo com as palavras do Nomura com a afirmação trazida neste post.

    O XV deve ser uma historia impecavel no game original, como ja disse irei compra-lo mas não irei adquirir nenhuma sequencia, pois a SE limita-se a isso por não ter mais uma equipe criativa com motivação para desenvolver novos jogos da série. Até o PS2 tivemos 3 FF novos por geração, na atual apenas 2, e custos elevados de produção não são desculpas pois ela mostrou uma péssima organização nesta geração se enrolando completamente para desenvolver o FFXIV que era para estar no mercado desde 2010.

    O jogo ter sido lançado para consoles da proxima geração é um problema sim, neste ponto há muitos sites que exibem ambas as satisfações dos fãs com a noticia, as opiniões fãs neste assunto se diferenciam muito.

    A exemplo do que aconteceu nesta geração, não vou comprar as sequencias, pois me decepcionei com todas as sequencias de FF. A questão de comprar ou não dependerá de como serão a história, enredo. São jogos para serem comprados após serem desvalorizados, até porque prefiro gastar no lançamento de um FF novo do que em uma sequencia, para mostrar a SE que queremos inovações continuas em FF novos e não expansões para um unico jogo da série.

    ResponderExcluir
  23. Eu entendi Luiz, mas uma coisa é ficar com o pé atrás, outra é dizer que o jogo não vai prestar devido a ter sequências, muitos jogos tem sequências e prestam, concordo que a qualidade diminuiu no XIII-2 (mas o jogo teve apenas um disco, então não teria muita longevidade msm), já no X-2 eu não sei, pq não joguei, mas devido a todo esse tempo de desenvolvimento, o quanto eles podem ter expandido o enredo do jogo e vai saber desde quando eles já estavam planejando se o jogo teria sequência, como por exemplo, ele deixou de ser Versus XIII a 2 anos atrás, mas antes já estavam conversando sobre isso. Sem falar que nessa geração ficaram um pouco limitados com o XIII, devido a mídia de pouca capacidade de amazenamento do xbox 360 e de dar a mesma experiência de jogo para ambos os consoles, já foi dito uma vez que discartaram várias coisas do jogo, mas nessa próxima geração provavelmente isso não irá acontecer. Realmente, nessa geração tivemos XIII, XIII-2 e teremos LR, provavelmente não investiram nos próximos devido aos esforços no XIV: A Realm Reborn e XV.

    Não disse que não era problema o jogo ter sido anunciado para a próxima geração, tanto que pudemos ver a reação das pessoas aqui msm no site, ficaram bem felizes com a aparição (me incluo nessa rsrsrs), só disse que não era exatamente o problema até ir para xboxOne, como nessa parte que vc disse "isto tambem prova que o boicote não passou de uma farsa, pois quando o FFXV foi anunciado para PS4 ninguém que havia alegado que iria boicotar a SE caso o game não fosse portado para PS3 não se indignou, isto aconteceu apenas depois que ela anunciou o lançamento do game no Xbox One.", então apenas concordei. Não estou generalizando, sei que muitos ficaram insatisfeitos com isso, mas em um primeiro momento eu não vi.

    Por último, concordo, queremos inovações, mas o fato de ter sequências não quer dizer nada que elas não ocorram, como o XV já está inovando bastante só pelo que podemos ver, é cedo, sim, mas é a única forma de informação que temos sobre ele por enquanto. Sempre comparo esses casos a um livro, se vc gostou dele, "mergulhou" no mundo criado pelo autor, vai na livraria e compra a sequência, simples assim.

    ResponderExcluir
  24. O FFX-2 tem uma historia horrivel muito fraca que foi desenvolvida apenas como tapa buraco pois a grande expectativa era o retorno de Tidus.
    Opinião pessoal, não gosto de sequencias em FF e o que vem ocorrendo so prova o quão posers estes diretores se tornaram, se vangloriando de um game que irá esgotar a paciencia dos fãs que so querem FF novos, não quero sequencias pois a historia de cada FF sempre foi unica, mas desde X-2 e o filme AC ela so pensa nisso. Em se tratando de RPG o jogador sempre vai exigir coisas novas, as sequencias até fazem isso porem com uma historia que vai saturando e um sistema de batalha reciclado que não recebe tantas melhorias, sem contar nos mobs que se tornam muito repetitivos enjoando o gamer rapidamente. Ha muitos fatores negativos em sequencias incluindo ao uso de DLCs que complementam a historia ou trazem novos personagens e equipamentos que outrora eram parte do conteudo de jogo.
    Teremos Dragon's Dogma 2, The Elder Scrools VI e muitos outros RPGs bons, irei compra-los pois gostei muito de Dark Arisen e Skyrim, o XV tbm irei comprar mas a principio apenas o jogo com a historia original pois espero que assim como no XIII ele tenha um final digno de FF.

    ResponderExcluir
  25. Até a ultima terça-feira ninguem se manifestou contra o anuncio do XV no PS4 pois a SE não havia dito que ele seria exclusivo deixando o pessoal animado para o anuncio definitivo no dia seguinte da E3. E foi aquela indignação que boa parte mostrou com o anuncio do game para X1 e PS4 quando imaginava-se que teria uma versão para PS3, vide o contrato de exclusividade que se extingiu em meados de 2010 quando o game foi cancelado. O que irrita os fãs de FF é o modo que a SE nos trata, propaganda enganosa, jogos incompletos, para alguns a SE esta em pé de igualdade com a Capcom.

    ResponderExcluir
  26. E outra FF é um game que se destaca mais por conter uma historia unica sem sequencias, aquele empenho e carinho que a SE tinha em outros tempos em criar uma historia e enredo novos para cada FF era um dos fatores que contribuiram para o sucesso da Franquia.


    FF não pode ser comparado a um Breath of Fire, Kingdom Hearts, Atelier, The Elder Scrools etc, que são games que fazem sucesso por ter uma historia que é sequencia do game anterior.

    ResponderExcluir
  27. Mas vamos jogar os jogo que nos agradam, tem muito jogos bons como os que vc citou, ff XV vai demorar um pouquinho ainda, até lá teremos mais informações de como será.

    ResponderExcluir
  28. Sim, mas vai saber o que tem por trás de tudo isso, é obvio que tem dedo da Sony, ela não é boba, ela quer vender seu próximo console e sabe muito bem que a franquia final fantasy é um grande fator para impulsionar as vendas, tem muitos acordos por trás do ocorrido. The Last Guardian eu não duvidaria se seguisse pelo msm caminho que o FF XV, claro que nesse caso exclusivo msm, mas do PS4. Não sei, estou apenas supondo.

    ResponderExcluir
  29. É, a square sempre fez enredos impecáveis na série final fantasy, realmente únicos, mas a coisa muda, temos sequências e vários spin-offs e nesse caso estou tendo confiança, pois o criador de Kingdom Hearts (que é uma das franquias mais incríveis que já joguei) estará a cargo das continuações, mantendo a qualidade para mim estará ótimo.

    ResponderExcluir
  30. E ai Neiva, curtindo o White Knight?

    ResponderExcluir
  31. A tendência é a SE parar de enumerar FF para por um fim nas exigências de novos jogos da franquia e acalmar o animo dos fãs mais exigentes. Esta claro que caso ela remova a numeração do FF futuramente, ela poderá trabalhar com mais calma as sequencias. Eu não duvidaria que eles nomeassem FF da seguinte forma: Final Fantasy: Fabula Nova Crystallis - Chapter "n" ou Final Fantasy: "Titulo do game", ou simplesmente enumerar as sequencias trazendo todos os elementos que todo game da franquia possui. Estas são uma das possibilidades que cheguei a conclusão conversando com amigos sobre essas criticas negativas para todas as sequencias de FF, pois um fator para elas serem "fracas" é o curto tempo desenvolvimento destes jogos que impede os Diretores de formularem uma história mais detalhada e envolvente. Como a SE esta seguindo o mesmo rumo que Elder Scrools, Kingdom Hearts e muitos games de sucesso que a historia de cada jogo são sequencia de jogos anteriores, não seria nada duvidoso uma coisa destas acontecer e sinceramente é o que precisa acontecer na minha opinião.

    ResponderExcluir
  32. Correção a SE com FF esta seguindo o mesmo rumo de outros RPGs de sucesso por terem sequencias da historia anterior. Pois da forma que esta é claro que ainda haverão muitos fãs se revoltando com as sequencias que estão por vir mesmo que o game ainda não tenha recebido uma data de lançamento oficial o hype continua contribuindo para a ruina de FF.

    ResponderExcluir
  33. Bem dessa Marcos, o X da Monolith será assim tmb, como teve em Xenosaga Episódio 1, 2 e 3. Podem mesmo focar na mitologia de cada final fantasy futuro e fazer tipo sagas, como esse faz parte do conjunto Fabula Nova Crystallis (embora as críticas, foi um dos mais ricos em detalhes quanto ao universo). É uma possibilidade.

    ResponderExcluir
  34. Eu não gosto de sequencias tbm e ja reclamei demais porem os tempos mudaram de lá pra cá e o jogador tem que se habituar ou buscar outros games para garantir a própria diversão. Em matéria de jogos as opiniões de cada um nunca será a mesma pois a experiência que cada jogador tem é diferente, óbvio.

    Apesar das sequencias dos FF não serem da melhor qualidade há pontos positivos no anuncio do Nomura, ele não ousaria em fazer este anuncio caso o XV ja não estivesse em seu estagio final de produção, na TGS nós teremos a data oficial de lançamento do jogo ou até mesmo antes. Com certeza a sequencia do XV ja deve estar em desenvolvimento, ao menos a história.

    Entendo a insatisfação do Luiz e suas razões realmente a SE é mercenária como a Capcom ela não perderá a oportunidade de realizar o mesmo "trabalho" que fez em FFXIII-2, o Nomura como funcionário não pode peitar o presidente lançando uma sequencia sem conteudos adicionais ou mesmo o XV em sí, estes games terão DLCs isso sem sombra de dúvidas pois é o que ocorre atualmente, nenhum game é lançado sem ter conteúdo adicional por isso é melhor o pessoal se habituar porque se queriam reclamar de conteúdo adicional deveriam ter feito isso desde os tempos dos 8bits que um mesmo game era periodicamente relançado contendo um e outro conteúdo extra, como naquela época não houveram nenhum movimento contra este tipo de pratica, hoje as empresas ja estão munidas de razões para lançar DLCs portanto qualquer reclamação ou critica não terão nenhum impacto. Fora que DLC são produtos voltados aos fãs mais assíduos e gamers mais exigentes, você não é obrigado a compra-los, pois independente de terem uma complementação da historia do jogo, ele não afetará sua experiência de jogo.

    O melhor que o pessoal pode fazer é aguardar promoções das DLCs para compra-las, caso os games não tivessem DLCs e todo conteúdo estivesse no Disco de jogo, nós estariamos pagando caro pelos games, la fora não custariam menos de US$70,00 - US$80,00, isto porque os custos de produção atualmente estão de igual para igual com grandes produções cinematrográficas e em alguns casos até mais caros do que isso.

    ResponderExcluir
  35. Concordo. O hype é algo complicado, todos esperam muito dos jogos da Square, mas tmb colocam na cabeça que nenhum novo final fantasy irá superar os anteriores. Os antigos crescemos jogando, é algo que sempre ficará guardado dentro de cada pessoa, é difícil superar esse sentimento, msm que o game tenha conteúdo.

    ResponderExcluir
  36. Tem razão, eu não tinha pensado assim, só acho bem sem sentido aqueles DLCs em disco que a Capcom usa em certos jogos.

    ResponderExcluir
  37. Lembro que houve versões voltadas para os fãs e gamers mais assiduos de BO2 com acesso especial ao conteudo extra do game e eram vendidas na PSN de inicio por US$199,99. A level-5 tbm tem DLC no disco, White Knight e Ni no Kuni são dois exemplos. E a SE não fica atras porque armas e vestimentas extras tbm estão no disco precisando apenas da chave de acesso que é a DLC de cada item, qualquer DLC que tenha so alguns Kb são itens bloqueados no disco pois uma DLC legitima de uma arma ou roupa teria no minimo alguns MB (Megabytes) cerca de 2 -10 MB, as missões de Sazh por exemplo no 13-2 são DLCs legitimas pois vc baixa arquivos em MB ou GB para seu console, a missão da Rachel em RE Rev será uma DLC legitima.

    Agora para evitar os abusos de DLC em disco os jogadores tem que fazer os protestos para isso acabar em definitivo.

    ResponderExcluir
  38. E o pessoal nem percebeu que os preços dos jogos foram aumentando gradativamente de 2007 pra cá, nos 6 anos e meio de PS3(isto porque o console oficialmente completará 7 anos em Novembro deste ano pois foi lançado mundialmente em Novembro de 2006). Os preços iniciais dos jogos eram de US$49,90, após algum tempo subiu para US$50,00, o preço se manteve desde então até meados de 2012 quando alguns jogos passaram a ser vendidos à US$59,90 e atualmente muitos games ja são vendidos à US$60,00. O custo de produção de 2006 pra cá aumentou muito e o peso disso se reflete no preço de venda dos jogos. Não será diferente no PS4 que os jogos podem chegar custando US$70,00 e subir gradativamente para os US$80,00, se o preço se manter nos US$70,00 ou reduzir para US$60,00 será otimo mas como os custos de produção tendem a aumentar é capaz dos jogos custarem mais caro ou os games ficarem ainda menores, tendo as DLCs como solução para redução do preço de venda dos jogos. Por exemplo um RPG qualquer que atualmente que tem 80 horas de jogo e vendido à US$60,00, pode ter seu tempo de jogo reduzido à 60 horas e as 20 horas do game serem vendidas como DLCs, Neiva, Luiz e todos os demais que frequentam o Blog tem que entender esta linha de raciocínio e se planejarem antes de comprar o PS4 e os jogos pois não serão baratos e aqui no Brasil deverão custar de R$180,00 até R$230,00 ou mais.

    ResponderExcluir
  39. Respeito sua opinião mas não vou comparar um trabalho de sucesso no KH que foi um game novo com a franquia FF. Acho que cada jogo precisa ter suas próprias caracteristicas e o que Nomura esta a fazer é copiar o estilo de KH para FF, criatividade 0% pois ele apenas reciclou o sistema de batalha de uma franquia e melhorou para ser adotada em outra franquia. Apesar de ter gostado do novo sistema que permite maior liberdade de movimentos, não achei tão interessante assim pelo sistema de batalha ser baseado em KH:FM.

    ResponderExcluir
  40. A gamefaqs registrou a data do possivel lançamento de FFX HD, 10/09/2013. Será que teremos um lançamento duplo dos games remasterizados?

    ResponderExcluir
  41. Nao mosso deixa essa de FF 13 pro passado, chega daquela bomba!

    ResponderExcluir
  42. Toda vez que FF tentou um continuacao deu Fail...menos em FF 13 que já é fail do inicio ao fim!

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem
header ads
header ads
header ads