Tendências

PS4 e Xbox One consumem 3 vezes mais energia do que as suas antecessores



nrdc-logo-imageNatural Resources Defense Council, realizou um estudo aprofundado sobre o consumo de energia das novas consolas da Microsoft e da Sony.
NRDC conduziu testes de consumo de energia em cada modo destas consolas, seja durante jogo, a fazerstreamming de um filme, a navegar nos menus, quando a consola está em modo de espera ou quando está  desligada.
Segundo as medições da NRDC, em todos os modos de utilização destas novas consolas, tanto aPlaystation 4 como a Xbox One consomem mais energia do que as suas antecessoras. Para além disto, os novos modos de espera com ligação destas consolas, significam um aumento considerável de energia ao longo do ano.
No caso do consumo durante jogos, a Xbox One gasta mais 40% de energia do que a Xbox 360, no entanto, a Playstation 4 gasta mais 100% de energia do que a Playstation 3. No entanto será preciso considerar que estamos a falar dos últimos modelos da PS3 e Xbox 360, que já tiveram vários modelos e evoluções para melhorar o consumo, enquanto que no caso da PS4 e Xbox One, estamos ainda com as versões iniciais.
Durante utilização, seja a ver filmes, a navegar pelos menus ou a jogar, o Playstation 4 é a consola que gasta mais energia. No entanto, no modo de espera o Xbox One consome mais energia, por causa do Kinect estar a aguardar ordens para ligar a consola.
Para além disso, com as novas consolas a ganharem mais funcionalidades, será de esperar que estejam ligadas tanto tempo como as televisões, especialmente no caso do Xbox One, que a Microsoft pretende que seja um media center por onde passa todo o entretenimento da sala.
powerinmodechart
Quando a NRDC aplicou um modelo de utilização expectável, tendo em conta o tempo médio que estas consolas irão estar a ser usadas nestes vários modos de consumo, verificamos que o modo de espera com ligação representa uma parte considerável no consumo anual de energia destas consoles, especialmente no Xbox One.
energypermodechart
Como é óbvio, desligar completamente estes consoles resulta numa poupança significativa de energia, mas assim os jogadores irão perder algumas das características anunciadas pela Sony e Microsoft, como os updates e downloads sem o jogador presente, ligação instantânea dos consoles, ativação por voz com o kinect, etc.
No vosso caso como pretendem usar estas novos consoles? Acreditam que vale a pena o consumo extra de energia, ou preferem passar sem algumas destas características e ter uma conta de energia mais baixa no final do mês?

Escrito por


Alexandre Vieira
Apaixonado pelo mundo dos videojogos e principalmente Jrpgs e fã da serie Final Fantasy.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
header ads
header ads
header ads