E que haverá uma diferença abismal entre os jogos iniciais e os do final desta geração.
Numa entrevista no The Inner Circle Podcast, Brad Wardell, CEO da Stardock, falou sobre o DirectX 12 e as outras inovações que deverão surgir nos próximos anos no mundo dos videojogos.
Wardell contou que vai-se notar uma boa diferença entre os jogos que usam o DirectX 12 e os que usam o DirectX 11. A diferença estará acima de tudo nos efeitos de luz, que segundo ele, com o DirectX 12 vai ser possível ter milhares de fontes de luz de forma simultânea.
Ele explicou também que fica arrepiado quando alguém diz que a PS4 e a Xbox One estão ao nível dos PCs de gama média. Wardell diz que as duas consolas são verdadeiros monstros e que ainda não surgiu um jogo que mostrasse remotamente o potencial das máquinas. Ele acrescentou também que haverá uma diferença abismal entre os jogos que serão lançados inicialmente nas novas consolas com os que serão lançados no final desta geração, e que essa diferença será bastante superior à vista na geração anterior, isto porque neste momento os jogos estão a ser desenvolvidos como se fossem jogos DirectX 9.
Wardell explicou também que os jogos da Xbox One muitas vezes têm resoluções mais baixas porque para conseguir os 1080p os produtores de jogos precisam de programar o jogo com códigos específicos para a consola da Microsoft, e que como há prazos para cumprir, eles acabam por não fazê-lo.
O DirectX 12 só marcará a diferença se os jogos forem desenhados com ele em mente, portanto os jogos actuais não irão ter quaisquer benefícios.
Outro dado importante é que o motor de jogo terá de ser capaz de usar de forma eficaz o DirectX 12. Se um motor for desenhado para ser muito paralelo, haverá uma grande diferença. Segundo Wardell, com o DirectX 12 vai ser possível uma optimização de 300 a 500% do CPU.
Ele explicou que Phil Spencer, responsável pela divisão Xbox, tem vindo a gerir as expectativas de uma forma cuidada, porque os primeiros jogos que vão usar o DirectX 12 terão uma melhoria apenas de 10 a 20%, porque os códigos foram escritos para o DirectX 11 e atualizados para serem compatíveis com o DirectX 12, não usando portanto o verdadeiro potencial da API.
Os verdadeiros benefícios surgirão quando os próximos motores forem escritos diretamente para o DirectX 12, no entanto isso irá acontecer ainda durante o ciclo de vida da PS4 e Xbox One. Wardell acredita que no final desta geração iremos jogar jogos que terão a mesma qualidade gráfica de filmes como The Lord of The Rings.
Wardell argumentou que as pessoas esquecem-se das especificações da Xbox One e PS4. Ambas têm 8 núcleos, 8GB de RAM e 64 bits, o que significa que os jogos vão poder fazer uso de todos esses recursos, e à medida que o tempo vai passando, haverá APIs que irão permitir aceder a um maior numero deles. Wardell acredita que a "Deferred Rendering" será vista no final desta geração como vemos nos dias de hoje os sprites.
Wardell diz que os jogos do início desta geração, quer sejam da PS4 ou da Xbox One, vão parecer muito obsoletos quando comparados com aquilo que será conseguido no final do ciclo. Ele acredita que este será um ciclo longo e que os jogos terão gráficos semelhantes a filmes, haverá milhares de NPCs ao mesmo tempo no ecrã. Em comparação, os jogos actuais vão-se parecer vazios e estáticos.
Por fim, ele mencionou também que a AMD está a trabalhar em algo que nos fará pensar "como é que ainda ninguém tinha feito isto?"
Escrito por
Alexandre Vieira
Apaixonado pelo mundo dos videojogos e principalmente Jrpgs e fã da serie Final Fantasy.