Pesquisa da GFK revela dados interessantes sobre o mercado nacional de games em 2015
Com o aumento de preços em jogos e consoles de nova geração, pode parecer que o mercado brasileiro de games está passando por um momento complicado. E isso não deixa de ser verdade. Mas, de acordo com uma nova pesquisa da GFK mostra que poderíamos estar bem pior.
Os bens de consumo duráveis como TVs e computadores sofreram uma queda acentuada nos últimos meses, e o mercado de games segue a mesma tendência, apesar de bem menos severa. Os consoles de videogame sofreram uma retração de -17% em unidades vendidas de janeiro a agosto de 2015 quando comparada com o mesmo período do ano anterior. Em faturamento, no entanto, há uma retração de apenas -10%, levando em conta que a 8ª geração de consoles eleva o preço da categoria em 7%.
Os consoles de nova geração (PlayStation 4, Xbox One e WiiU) já representam 27% das unidades vendidas e 40% em faturamento do mercado entre janeiro e agosto deste ano, e apresenta um crescimento de 104% em unidades e 84% em faturamento no mesmo período. Isso mostra que a demanda pela nova geração cresceu bastante, apesar de não ser o bastante para compensar a queda de vendas da geração antiga.
O mercado de softwares de game segue a mesma tendencia. Ela sofreu uma diminuição de -9% em unidades e -16% em faturamento comparando janeiro a agosto de 2015. Os gêneros mais populares são os de ação e aventura, shooter e esportes. Estes representam 77% do mercado em unidades vendidas, mas vale notar que há um crescimento de gêneros como luta com Mortal Kombat e Street Fighter e RPG com Dragon Age e The Witcher.
Postado por
Alexandre Vieira
Apaixonado pelo mundo dos videojogos e principalmente Jrpgs e fã da serie Final Fantasy.