Agora é a vez da Square Enix divulgar seus resultados financeiros consolidados referentes ao primeiro trimestre fiscal de 2013, que compreende o período de abril a 30 de junho de 2013. E a situação está menos pior do que estava antes.
Diante do fato de que a empresa não lançou grandes títulos para os consoles de mesa no período em questão, a receita basicamente se valeu do segmento de produtos e jogos lançados para o mercado móvel e browsers no Japão e na Coréia do Sul. As perdas foram minimizadas, mas a empresa continua no vermelho.
Num âmbito geral, a Square Enix gerou uma receita de 24,1 bilhões de ienes (244,3 milhões de dólares), uma queda de 3,3% em relação a 2012. Os prejuízos são estimados em 493 milhões de ienes (5 milhões de dólares), uma bela melhoria se comparado ao 2,1 bilhões de ienes (21,3 milhões de dólares) registrados no mesmo período no ano passado.
O segmento de consoles ainda permanece como um dos principais motivos das perdas, além dos custos que a Square Enix empregou em sua reestruturação, um total de 1,6 bilhões de ienes (16,2 milhões de dólares), com o objetivo de conduzir uma revisão extensa sobre os projetos em andamento, mas o relatório não revelou quais títulos foram afetados ou cancelados após essa revisão.
Já os jogos lançados para browsers e plataformas móveis tem tido um bom desempenho, e ajudaram a minimizar os prejuízos. O segmento de conteúdo digital voltou a dar lucro inclusive.
Mesmo com as perdas, a Square Enix não realizou alterações em suas projeções financeiras para o fim do ano fiscal, pois acredita que poderá voltar a ser uma empresa lucrativa após a reorganização de sua estrutura de negócios. Porém, é possível que os efeitos da reestruturação ainda sejam sentidos no próximo trimestre.
Falta mesmo é a Square Enix lançar novos e bons jogos, mas vai demorar um bocado.
Fonte
Opinião: Square-Enix perdeu o mercado de Rpg´s para outras produtoras como Level 5 e Nanco/Bandai, se desviou do foco que era os Rpg´s, fez de sua serie principal motivo de piadas e criticas inumeras por todo o globo terreste, ela deve apressar o mais rápido possível o lançamento do Final Fantasy XV, localização de Final Fantasy Type-0, além de resgatar algumas series que ficaram esquecidas no passado como Dragon Quest, Saga Frontier, Parasite Eve, Star Ocean, Valkyrie e tantas outras, deve se empenhar mais em saber o que seus fãs desejam, se continuar com essa linha burra de pensamento logo, logo vai para o buraco.
Fonte
Opinião: Square-Enix perdeu o mercado de Rpg´s para outras produtoras como Level 5 e Nanco/Bandai, se desviou do foco que era os Rpg´s, fez de sua serie principal motivo de piadas e criticas inumeras por todo o globo terreste, ela deve apressar o mais rápido possível o lançamento do Final Fantasy XV, localização de Final Fantasy Type-0, além de resgatar algumas series que ficaram esquecidas no passado como Dragon Quest, Saga Frontier, Parasite Eve, Star Ocean, Valkyrie e tantas outras, deve se empenhar mais em saber o que seus fãs desejam, se continuar com essa linha burra de pensamento logo, logo vai para o buraco.
Escrito por
Alexandre Vieira
Apaixonado pelo mundo dos videojogos e principalmente Jrpgs e fã da serie Final Fantasy.
Tags:
Square-Enix





Não é nenhuma novidade isso, como ela pode sair da crise se não fez nada? Só porque vai lançar FF L.R vai sair? Não vai mesmo, concordo totalmente com sua opinião Alê, é vergonhoso o que fizeram com as demais series como Parasite, Saga, Dragon Quest, Star Ocean, não pense que um videozinho de um FF XV vai tirar ela do buraco por que não vai não, ele tem que ser é lançado e ter a data de lançamento, tem que agir Square-Enix pois de promessas o mundo está cheio!
ResponderExcluirComo qualquer multinacional é obvio que ela não conseguirá sair da crise do "dia pra noite", é um processo a longo prazo. Pelo que entendi a divida atual para o periodo citado é de aproximadamente 500 milhões de ienes diferente dos 2,1 bilhões de ienes do mesmo periodo em 2012.
ResponderExcluirA receita gerada pela venda dos games produzidos pela Eidos Montreal: Tomb Raider e Hitman além de Kingdom Hearts HD 1.5 Remix para PS3 no Japão colaboraram para que os prejuizos fossem reduzidos. A meu ver a SE esta trabalhando para acabar com a crise pois não adianta trabalhar em outros jogos enquanto estiver no vermelho, sem $ em caixa para arcar com os custos de produção dos games que os fãs tanto exigem, não estou aqui defendendo a empresa e sim avaliando a situação da qual ela se encontra.
E não espero mesmo que FFVII seja o game que irá fazer a SE voltar a ser idolatrada pelos seus fãs, é um game antigo, retro, cumpriu seu papel, essa missão precisa e deve ser apenas dos games que ela produzir nos próximos anos pois seria deprimente ver a SE dependendo de um jogo antigo para resgatar a confiança dos fãs e ver toda sua equipe de produção se mostrando inútil para desenvolver jogos capazes de ser tão amados pelos fãs como foi FFVII. A SNK/Playmore é um exemplo de fracasso no mundo dos games, após a Playmore comprar a SNK os games da série "The King of Fighters" perderam totalmente a qualidade tanto é que anos atrás ela precisou recorrer a um game antigo, um retro para resgatar a confiança dos fãs e foi com "The King of Fighters 98:The Ultimate Match" e o game foi uma decepção total apesar de ter vendido bem. Honestamente não quero nem pensar na possibilidade da SE fechar as portas, isso seria péssimo para os fãs, FF lançado por outra empresa não seria mais FF e sim um jrpg qualquer carregando o nome da franquia. A Capcom também passa por crise financeira e também não quero que ela feche as portas, os games dela são excelentes mesmo que algumas séries como RE estejam em decadencia, a unica coisa que quero é esse contrato de exclusividade com a Nintendo acabar e a série Megaman voltar para os consoles de mesa e torço para que BF6 faça sucesso no Android para que a empresa pense em desenvolver a versão para consoles de mesa.
Concordo, os periodos de Agosto/2013 até Março/2014 é o que importa pois é o periodo que a empresa colocará seus games no mercado, para o periodo citado a empresa soube muito bem ponderar-se mesmo permanecendo no vermelho e comparando ao mesmo periodo em 2012 o desempenho dela foi muito superior, foram meio bilhão em prejuizos contra os 2,1 bilhões.
ResponderExcluirEla nem pode pensar nesses outros games que foram citados pelo Alex enquanto estiver no vermelho pois seria loucura quando ela sair da crise ai sim poderá pensar em trabalhar nos games que os fãs tanto exigem.
é incrível como todo mundo sabe os motivos da crise e parece q só eles q não.
ResponderExcluirfizeram jogos decepicionantes de sua série principal. abandonaram nesta geração KH nos consoles de mesa e DQ. q todo mundo sabe q os 3 pilares da square é FF, DQ e KH. (abandono de séries como valkiria profile, grandia...)
essa geração foi mal planejada. parou no xiii.
não atendem os pedidos dos fãs simples, e se o produto não é o q os fãs qrem não irão comprar nem recomendar.
meu desejo é q ffxv (apesar de não ser sist. de batalha tradicional) seja um jogo maravilhoso, ffxiv dê lucro, LR infelizmente está fadado ao fracasso se vender metade do q vendeu xiii-2 ainda é muito. ffxv só daqui de 1 a 2 anos, kh3 dou uns 4 anos.
As coisas não são tão simples o quanto aparentam Esdras, é certo que a compra da Eidos Interactive trouxe consigo as dividas que esta empresa tinha, os fracassos com games como Nier, The Last Remnant, Deux Ex que não tiveram vendas favoráveis para garantir o lucro acabaram deixando a empresa no vermelho, FFXIII apesar de ter vendido bem não salvou a empresa das dívidas que so aumentaram com o fracasso de FFXIV 1.0 somados a revolta dos fãs com a trolada da SE em 2010 de anunciar o lançamento do game para aquele ano e depois cancelar. Isto prejudicou as vendas da sequencia de FFXIII, no XIII-2 o game parecia mais belo cobrindo os defeitos de seu antecessor porém as DLCs chegaram e uma delas incluia um trecho que complementava a história do jogo o que deixou todos os fãs revoltados e consequentemente o game não vendou bem fora do Japão e com os gamers boicotando a SE logo os proximos jogos como Sleeping Dogs, Hitman e Tomb Raider pagaram o preço, todos produzidos pela Eidos Montreal, as vendas foram boas mas não como o esperado o que ajudou a SE a diminuir as perdas, principalmente a Tomb Raider que impressionou muito com uma historia muito envolvente.
ResponderExcluirResta esperar que os games que serão lançados até Março de 2014 tenham otimas vendas e a empresa volte a lucrar, com $ em caixa ela poderá pensar em trabalhar nas franquias que estão engavetadas, aguardo muito por um novo Star Ocean, acho um erro engavetar o antigo carro-chefe da Enix.
Acho muito dificil uma empresa tão endividada pensar em trabalhar em outros games pois se eles fracassarem ela pode afundar ainda mais nas dividas e outro problema são Nomura, Kitase e Toriyama se achando estrelas de Hollywood, torrando o $ da empresa em viagens para fazer o marketing dos jogos que estão em desenvolvimento, coisa sem noção pois eles tem o próprio departamento de marketing. Eu não espero mais nada de bom vindo da SE, com a saida do mestre Sakaguchi a tendência era o padrão de qualidade de FF cair, o mesmo ocorre na Capcom com RE após a saida do criador da série. A SE ainda se enrola muito para desenvolver um sistema action rpg que convença os fãs pois os ultimos não agradaram grande maioria dos fãs, a mistura de Turn-based e action não convenceu em FFXIII e suas sequencias. Antigamente com Sakaguchi tinhamos um FF em pouco tempo e naquela época desenvolver jogos em 3D era muito mais dificil do que hoje, se no PS1 era dificil no PS2 a dificuldade de programação aumentou mas mesmo assim a equipe de produção se comprometia em cumprir a agenda de lançamentos, na geração atual é diferente a empresa não se compromete mais, ela pode anunciar datas de lançamento e cancelar, creio que desenvolver games na geração atual esta mais facil do que era no PS2 lembro que todas as desenvolvedoras reclamavam muito da complexidade para programar jogos. Com saldo financeiro negativo não é de se imaginar porque a empresa vem atrasando o lançamentos dos games mais esperados. So espero que a SE seja mais humilde e trabalhe com aquilo que ela pode arcar porque se continuar do jeito que esta a situação pode piorar caso as vendas dos games entre Agosto/2013 até Março de 2014 sejam abaixo do esperado. Nem quero pensar em XV pois a SE fez a mesma coisa 7 anos atras e até agora nada do game, quero saber o resultado financeiro de Março de 2014 e sendo positivo espero que ela consiga finalizar de uma vez a produção de FFXV e trabalhar em novos projetos, infelizmente para a next-gen pois a atual foi completamente um fracasso para esta empresa que perdeu o posto para a Bethesda e seu maravilhoso Skyrim.